GTs 2013

Caderno de Resumos

 

GT – Estado, Poder e Ilegalidades
Coordenadorxs:
Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga (PPGPOL-UFSCar)
Vanessa Perin (Mestre em Sociologia pelo PPGS-UFSCar)

O GT Estado, Poder e Ilegalidades tem por objetivo geral proporcionar um espaço para a reflexão acerca do papel do Estado e de suas transformações nos atuais regimes democráticos, discutindo as diferentes formas da produção e do exercício do poder nas sociedades contemporâneas. Possui ao menos quatro metas: 1) reunir abordagens que tencionam as compreensões de Estado e de democracia, expondo formas alternativas de organização, burocratização e ação política, assim como questionar as fronteiras da representação e da participação nas democracias liberais; 2) promover um debate em torno do tema dos grupos dirigentes e dos espaços de poder, a partir da discussão de trabalhos com foco em diferentes grupos dominantes nas mais diversas esferas sociais; 3) debater trabalhos de cunho etnográficos, que busquem pensar o Estado não tanto enquanto instituição fixa, unitária e centralizadora do poder, mas a partir das formas, práticas e efeitos de governo, produzidos pelas mais diversas organizações, como ONGs, agências de cooperação internacional, organismos multilaterais, etc.; 4) tratar das dinâmicas sociais, conflitos e modos de gestão de práticas categorizadas como ilegalidades pelo poder estatal, em suas relações com populações mais ou menos envolvidas em suas tramas (traficantes, presidiários, usuários de drogas, ladrões, moradores de rua, prostitutas, etc.), assim como suas implicações para as formas de exercício de poder estatais. Esperamos, desse modo, contemplar enfoques teóricos variados e abordagens metodológicas diversas para que haja um debate multidisciplinar. Para isso também serão bem vindos análises históricas e/ou que propiciem comparações nacionais e internacionais.

GT – Conflitos, Movimentos Sociais e Territorialidades
Coordenadorxs:
Profª Drª Jacqueline Sinhoretto (PPGS-UFSCar)
Prof. Dr. Rodrigo Alberto Toledo (UNESP)

O GT receberá trabalhos relacionados às temáticas dos conflitos sociais, movimentos sociais e territorialidades. Buscar-se-á abarcar a pluralidade de abordagens no sentido de consolidar uma discussão interdisciplinar. Espera-se que a reflexão sobre as intersecções entre tais temáticas possa evidenciar continuidades e rupturas acerca das compreensões clássicas e contemporâneas sobre estas questões.

GT – Cultura, Diferença e Identidade
Coordenadorxs:
Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo (PPGAS-UFSCar)
Thais Santos Moya (Mestre e Doutoranda em Sociologia pelo PPGS-UFSCar)

O GT visa dialogar noções de identidades e diferenças que articulem marcadores sociais com intuito de problematizar a ordem social hegemônica. Pretende-se, em confluência com a temática da Semana, promover discussões acerca das experiências de corpos, interações e sociabilidades que demonstrem as interfaces de poder entre subalternos e estabelecidos.