Peça: Profanação da Primavera

Terça-feira, 29 de outubro. 18h – 18h20
AT-0, Área Sul, UFSCar.
Por Complexo de Artes Trema (CA¨)

A Peça

A peça “Profanação da Primavera” aborda diferentes concepções de naturalidade das relações sociais, buscando mostrar que a maneira de nos portamos socialmente é socialmente construída, sendo portanto diversa e passível de mudança. Porém, a imersão desde a infância aos costumes de um grupo social faz-nos crê-los a única maneira correta de se portar e pensar, dificultando a convivência construtiva perante a diversidade cultural exterior ao grupo, e para com grupos transgressores e marginais à norma dominante interna ao grupo.

A narrativa cênica propõe um efeito de distanciamento da alteridade através da desobjetivação da razão instrumental, com a intenção de causar no espectador reflexão sobre como se dão as interações entre diferentes grupos e comunidades, considerando variações em diversos níveis, tanto entre tribos urbanas pertencentes à nossa sociedade ocidental atual, quanto entre sociedades com culturas, ideologias e valorações diferentes, separadas no espaço e no tempo.

CA¨

Fundado por alunos da Universidade Federal de São Carlos, o Complexo de Artes Trema (CA¨) é um coletivo de artistas independentes. O grupo surgiu a partir da percepção conjunta da pouca presença de incentivo a estudos culturais e à arte no ambiente acadêmico, nos ramos da pesquisa, do ensino e da extensão. A partir da compreensão deste cenário, o grupo busca formas de atuação, intervenção e difusão da arte, através de frentes de pesquisa, estudo, debate e produção de arte em suas mais diversas mídias e formas, interrelacionando linguagens e relacionando a arte aos estudos acadêmicos.

Portfolio e contato: https://www.facebook.com/ArtesPlasticasUFSCar