Filme-Debate: Incubus (1965)

Terça-feira, 29 de outubro. 19h.
Anfiteatro Bento Prado Júnior, Área Norte, UFSCar.
Com Prof. Dr. Jorge Leite Jr.

O Filme

Na aldeia de Nomen Tuun há um antigo poço conhecido pela crença de que suas águas não só são curativas, mas também embelezam a quem bebe. Por isso atrai tantos enfermos, assim como vaidosos e corruptos, que acham que o lugar tenha sido transformado em um objeto da ação de Sucubus, ou seja, demônios em forma de jovens mulheres, que conduzem as almas até o Deus da obscuridade. O filme é inteiramente falado na língua artificial esperanto.

 Um súcubo (Allyson Ames), espírito feminino especializado em seduzir homens, resolve que levar pecadores à perdição já não é suficiente e decide tentar desencaminhar um homem virtuoso. O escolhido é Marc (William Shatner), corajoso e bondoso veterano de guerra. Quando as coisas não correm como planejado, sua irmã (Eloise Hardt) invoca a presença de um íncubo (Milos Milos), espírito masculino especializado em seduzir mulheres, para conquistar a irmã de Marc (Ann Atmar), dando início a uma batalha pelas almas dos mortais.

Elenco
• William Shatner – Marcus

• Allyson Ames – Kia

• Eloise Hardt – Mael

• Robert Fortier – Olin

• Ann Atmar – Arndis

• Milos Milos – Incubus

• Paolo Cossa – Narrador (voz)

 

Debate

A Figura do Diabo e a Ideia do Mal nas Relações de Poder na Cultura Ocidental

O objetivo desta apresentação será, através do filme Incubus, discutir as relações e estratégias de poder desenvolvidas através da personagem do diabo, ressaltando o quanto ela é fundamental não apenas no campo da religiosidade cristã, mas na arte, na política e mesmo na sexualidade.

Baseada na crença nesta figura, toda uma ética, uma estética, uma política e uma erótica foram desenvolvidas para além do campo religioso e suas influências encontram ecos até hoje em dia.

Palestrante

Prof. Dr. Jorge Leite Júnior

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia urbana, sexualidade, gênero, comunicação e arte. (Curriculum Lattes)