Exposição Fotográfica: Pankararu – O Povo dos Encantados

Segunda, terça e quarta-feira (20 à 30), a partir das 18h30.
Anfiteatro Bento Prado Júnior, Área Norte, UFSCar.
Paulo Henrique Gomes da Silva.

apoio do Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar.

Esta exposição mostra os Pankararu de Pernambuco em uma série de atividades rituais e com todo o orgulho de um povo que existe e resiste há séculos em meio a um Brasil que nem
sempre os reconheceu e respeitou. Os Pankararu vivem há séculos em Pernambuco, rodeados desde sempre pela monocultura, descidos, catequizados…. Hoje têm orgulho de quem são, e o Praiá, o Menino do Rancho, o Ritual do Cansação e o flechamento do Embu mostram como sua cultura permanece viva; a homenagem a lideranças como Quitéria Binga mostra também o orgulho que têm de ser Pankararu.

Hoje, muitos moram também na cidade de São Paulo, mas Paulo Henrique Gomes da Silva veio de Pernambuco mesmo para estudar na UFSCar. Como um sampleador, pega fotos de seu povo e faz um tratamento gráfico que dá mais força e potência ao orgulho que ele tem, como seu povo, de ser, hoje, indígena, estudante, e Pankararu.